domingo, 15 de maio de 2011

Artes que se complementam....


Uma torre de 28 metros de altura, em formato de rampa circular, toda feita de aço e dezenas de milhares de livros, foi inaugurada na quarta-feira (11/5/2011) em Buenos Aires para marcar a gestão da cidade como Capital Mundial do livro de 2011, título designado pela Unesco. 


A obra, batizada de “Torre de Babel de Livros”, é de autoria da artista plástica argentina Marta Minujín, que reuniu mais de 30 mil exemplares de 54 países.
Para reunir tamanha quantidade de livros, ela contou com edições doadas pelas embaixadas e por moradores de Buenos Aires, que entregaram seus exemplares durante dois meses nas várias livrarias da cidade.


“A ideia foi transformar a torre num veículo da cultura, unificando o mundo através dos livros”, afirmou a artista. Ela disse que a realização da obra foi como “um milagre” artístico que “entrará no imaginário coletivo”.
Minujín desenhou a maquete em formato de espiral, e a estrutura foi construída com ferros por operários financiados pela Secretaria de Cultura de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário