segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cannes/2011

“We Need to Talk About Kevin” ("Precisamos Falar sobre Kevin", ainda sem título definitivo no Brasil), da diretora escocesa Lynne Ramsay, estreiou em Cannes e causa reflexão. Independentemente da qualidade artística do filme (que veremos depois) a temática é ousada e está na ordem do dia. Ter ou não ter filhos? Educar. Filhos ‘bandidos’. Mãe é pai. Pai é mãe. O que é educar? O mundo educa? E...? E...?
O filme, que conta a história de Eva, mãe de um jovem americano que um dia cometerá um massacre em seu colégio, estremeceu o Festival de Cannes.
Lynne quer deixar o público julgar a personagem Eva. "Não quis fazer preto no branco, deixar a pergunta no ar ‘ela é uma péssima mãe ou uma boa mãe?”, disse. Baseado no romance da escritora americana Lionel Shriver, “We Need to Talk About Kevin” explora a relação ambivalente entre Eva, que talvez não quisesse ser mãe, e o filho Kevin, muito mimado e que parece ter nascido com instintos ruins. “Acho que mais assustador do que a ideia de dar à luz uma violência estranha, é o conceito de trazer ao mundo a própria violência”, afirmou Tilda Swinton, a atriz que interpreta Eva. “Eu me sinto realmente conectada a Kevin, sempre me senti e sempre vou. É um pouco assustador, mas acho que uma das realidades mais intensas do ser humano é que tanto o bem quanto o mal existem dentro de cada um”, conclui Tilda.

Um comentário:

  1. Ainda sem data prevista para lançamento no Brasil, este filme traz uma reflexão que todo mundo que é pai , mãe se perguntam todos os dias: até que ponto eu influencio meu filho(a) no seu carácter e qual o papel do ambiente em que ele vive?
    Sugestão: Adoraria que houvesse a postagem do filme de Almodóvar - "La Piel que Habito", que tem causado grando alvoroço em Cannes e com grandes chances de ganhar a Palma de Ouro, já com data prevista de estréia no Brasil em Novembro. Beijos

    ResponderExcluir

Mia Couto na Casa Fiat de Cultura

Aos amantes de Mia Couto, uma oportunidade imperdível...                                                      Renato Parada Data:   d...