sábado, 3 de setembro de 2011

FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA: de Cult a Pop

O filme de Sofia Coppola e Darren Aronofsky, e a adaptação do romance cult "A Versão de Barney" (já exibido e elogiado por aqui, mas passou rapidamente), estão entre os destaques do festival de Veneza/2011. É a 67 ª edição, o mais antigo festival de cinema do mundo, e neste ano tem Quentin Tarantino presidindo o júri. O festival começou em 31/08 e vai a 10/09/11. Cinema independente e diretores jovens são a aposta do festival. Neste sábado, 03/09, a brasileira Julia Murat mostrou seu primeiro filme de ficção ‘Histórias que só existem quando lembradas’, filme contemplativo, trata a questão da morte, e já foi premiado no Canadá. (Júlia é filha de Lúcia Murat, premiada em Gramado neste ano). Destacam-se  Helen Mirren, numa adaptação de ‘A tempestade’ de Shakespeare, Ben Affleck, aparece atuando e dirigindo opolicial ‘The Town’, e Casey Affleck, o irmão mais novo de Ben, com documentário sobre Joaquin Phoenix. Também estave lá Madonna, com W.E, que trata da abdicação de Eduardo VIII por causa da namorada americana; o filme de Madonna parece ter desagradado a todos, recebeu críticas duras, em especial da imprensa inglesa. Al Pacino aparece exibindo seu trabalho de diretor. 

Mas a sensação ficou com o filme que abriu o festival 'TUDO PELO PODER' (The Ides of March), de George Clooney, que foi ovacionado pelo público e crítica, com aplausos especiais para o galã Ryan Gosling (fantástico em Blue Valentine), que sai de Veneza em alta conta. O filme/denúncia de trama política/corrupção/poder é a marca de Clooney, que vem se dedicando a aprofundar esta temática. Todas as estrelas, astros, estreantes e... tais, estão em Veneza, que este ano, de clima Cult, passou a um viés pop. Aguardemos o resultado, reticentes.  

(cena do filme de Madonna)

Um comentário:

  1. Correção: estamos na 68ª edição do festival de Veneza; há uma confusão de informações entre diversos sites italianos; Barney's Version esteve no festival ano passado, segundo o site do próprio festival; entretanto outras mídias continuam divulgando que o filme está no festival este ano; gracias ao Daniel pela informação; e continuamos sugerindo o ótimo Barney's Version.

    ResponderExcluir