sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SARAUS de 2011: Freud e Cultura

Já confirmado o início do grupo de estudos conforme a programação que se segue, que dá seguimento ao trabalho do Clube Quase-Ser-Tão. Estamos muito felizes com este novo encontro, sem data pra acabar... Quem se interessar ainda pode entrar contato conosco, e receber informações detalhadas , inclusive o programa.


PSICANÁLISE E CULTURA: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS QUE PRODUZIRAM O PENSAMENTO PSICANALÍTICO.

1º TEMPO:


• Seis encontros quinzenais, com duas horas de duração, para estudo, reflexão e conversação de textos freudianos e literários correlatos, em busca de conexões que possam esclarecer a produção, permanência e atualidade do pensamento psicanalítico.

• A reunião acontecerá às quartas-feiras de 18h30min às 20h30min., nas seguintes datas: 14/09/11 , 28/09/11 , 19/10/11, 27/10 , 09/11/11 e 16/11/11, com o custo de R$ 150,00, por encontro por pessoa, para iniciados e/ou interessados em psicanálise.

• O estudo se organizará tendo como eixo a leitura comentada do texto: “Freud romântico: um estudo psicanalítico do suicídio”, de Magda M. C. Pinto, com o exame detalhado dos textos freudianos e literários citados, além da análise das contribuições dos participantes. O material sugerido será oferecido ao grupo.

• O andamento do estudo acompanhará o ritmo do grupo, não existindo a expectativa de término do programa proposto, que poderá prosseguir conforme interesse do grupo, num segundo tempo.

• A orientação e responsabilidade do estudo são de Magda Maria Campos Pinto, psiquiatra, psicanalista e escritora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário