sábado, 10 de dezembro de 2011

HOJE É ANIVERSÁRIO DE CLARICE LISPECTOR!

(...)
“A mulher não está sabendo: mas está cumprindo uma coragem. Com a praia vazia nessa hora, ela não tem o exemplo de outros humanos que transformam a entrada no mar em simples jogo leviano de viver. Lori está sozinha. O mar salgado não é sozinho porque é salgado e grande, e isso é uma realização da Natureza. A coragem de Lóri é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir sem se conhecer exige coragem.

  (...)
- Comigo você falará sua alma toda, mesmo em silêncio. Eu falarei um dia minha alma toda, e nós não nos esgotaremos porque a alma é infinita. E, além disso, temos dois corpos que nos será um prazer alegre, mudo, profundo.
(...)
Nessa mesma noite gaguejara uma prece para o Deus e para si mesma: alivia minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que  eu sinta que a morte não existe  porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que  eu sinta que amar é não morrer,que a entrega de si mesmo não significa a morte e sim a vida,faze com que  eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que  eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que  eu receba o mundo sem medo, pois para esse mundo incompreensível nós fomos criados e nós mesmos também incompreensíveis,então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que como, o sono que durmo, faze com que  eu tenha caridade e paciência comigo mesma, amém.

(...)
- Nós dois sabemos que estamos à soleira de uma porta aberta a uma vida nova. É a porta, Lóri. E sabemos que só a morte de um de nós há de nos separar. Não, Lóri, não vai ser uma vida fácil. Mas é uma vida nova. (Tudo me parece um sonho. Mas não é, disse ele, a realidade é que é inacreditável).”

In Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres, Clarice Lispector, Sabiá, 3ª edição, RJ, 1973.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário