domingo, 19 de fevereiro de 2012

Giotto, A Lamentação de Cristo e um novo tempo.

Giotto di Bondone (1266- 1337), pintor e arquiteto italiano, mestre entre os primeiros grandes do Renascimento. Diz-se de Giotto que foi o primeiro a desenhar e pintar tal como hoje se desenha e pinta. Antes dele, prevaleceu o estilo que se conhece como Bizantino. Suas grandes obras estão em Pádua e Assis.
 
“A Lamentação de Cristo”, relacionada entre as 10 maiores obras da pintura de todos os tempos, está na Capela Arena, em Pádua. Está datada de 1305-1306. Três mulheres seguram o corpo de Cristo, que não toca o chão, enquanto outras figuras (incluindo duas que estão de costas para o espectador) rodeiam os quatro seres centrais, como círculos de lamentação, que chegam à multidão anônima no chão, e aos anjos no céu, todas carregadas com as mais diversas emoções.  Uma tristeza profunda emana do quadro, ou talvez seja melhor dizer que pela maneira como foi composto ele atrai o espectador para o profundo luto que existe ali. Há profundidade, texturas diversas e jogo de cores e sombras. É o nascimento de um tempo novo, é o nascimento da Renascença.
(Capela da Arena [porque foi construída sobre uma antiga arena romana], em Pádua, onde estão 40 trabalhos de Giotto, incluindo a Lamentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário