quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SANTA CECÍLIA, a musa.

 
 (Estátua de Euterpe, do State Hermitage Museum)

[Euterpe: musa da música /Significado do nome: Delícia/ Símbolo: flauta]
 
 Repetindo porque é bom: hoje, dia 22 de novembro é comemorado o dia do músico porque é dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. Cecília, romana, viveu no século III, convertida ao cristianismo. Tem a vida plena de mistérios, histórias e lendas. Foi dada em casamento a Valeriano e, decidida a manter-se virgem, consegue converte-lo à sua fé e manter sua promessa. Foi martirizada e realizou milagres. É muito popular em todo o mundo cristão.
A música é a arte da musa Euterpe, que integra o grupo das nove filhas de nove noites de amor de Zeus e Mnemozyne. Foram geradas para cantar as vitórias dos deuses. Na mitologia grega também estão ligados à música, Museo, filho de Eumolpo, que curava doentes com música; Orfeu, filho de Calíope – musa da poesia lírica – capaz de descer aos infernos por amor e de marcar a cadência dos remos dos Argonautas, entre outras aventuras; e Anfião que herdou a lira de Hermes. Encontramos a divinização da música nas mais diversas culturas. Deuses da música estão entre diferentes povos. Pitágoras e Lin-Len, que viveram antes de Cristo, respectivamente na Grécia e na China, têm seus nomes ligados à história não mitológica da música.

 (Apolo, Euterpe e Urânia - Pompeo Battoni, pintor italiano -1708 1787)
Sugerimos o fantástico ensaio de José Miguel Wisnik, O SOM E O SENTIDO – Uma outra história das músicas, Companhia das Letras, SP, 2007 – para quem quiser ir mais fundo nessa história sem fundo... ou toda fundo.


O Sono de Santa Cecília -
 (John Willian Waterhouse -Pintor inglês (1849-1917))
 
Santa Cecília e o Anjo
(Charles Henry Granger -Pintor americano (1812-1893))

Santa Cecília 
Jacques Blanchard, pintor francês - (1600-1638)

Santa Cecília 
(óleo sobre tela de Guido Reni, pintor italiano - (1575-1642))

Nenhum comentário:

Postar um comentário