terça-feira, 10 de abril de 2018

Hilda, a mulher de coragem


Hoje, terça feira, 10 de abril:


LETRA EM CENA
A professora Eliane Robert de Moraes analisa a obra de Hilda Hilst. Nesta terça-feira (10), às 19h. Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Entrada franca. Inscrições devem ser feitas no site Sympla. Informações: (31) 3516-1027




Hilda, a mulher de coragem

Uma escritora de multiplicidade singular. Assim Eliane Robert de Moraes define Hilda Hilst, cuja obra será analisada hoje no projeto Letra em cena, promovido pelo Centro Cultural do Minas Tênis Clube. Professora de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP), Eliane destaca a coragem de Hilda. “As obras dela iam do misticismo à obscenidade e isso deixava qualquer crítico admirado”, diz.

A literatura erótica aproximou a professora da autora. “Trabalhava principalmente com obras francesas, todas voltadas para o pornô. Quando a Hilda lançou O caderno rosa de Lori Lamby, todo mundo ficou escandalizado. Era uma senhora de 60 anos falando sobre sexualidade, ninguém queria escrever sobre o livro. Um editor do Jornal do Brasil me convidou para fazer uma resenha. Argumentei que não tinha muito contato com a obra dela, mas aceitei o convite”, relembra Eliane.


Hilda gostou da crítica publicada no JB e fez questão de conhecer a professora pessoalmente. “Hilda ligou para a redação,perguntando meu telefone. Ela entrou em contato e marcamos um encontro. A partir daí, fiquei ainda mais próxima da obra dela, o que foi muito importante para a minha carreira”, diz a professora.

Esta noite, Eliane Robert de Moraes promete conduzir o público pelos textos da escritora. “Ela aborda temas muito variados e vou explorar isso. Também pretendo passar algumas chaves de leitura para as pessoas”, adianta.

POESIA A poeta e atriz Bruna Kalil vai interpretar os textos. Ela também chama a atenção para a pluralidade da autora. “Minha apresentação terá contos, poemas e textos dramáticos. Hilda é tão incrível que é possível dramatizar qualquer coisa que ela escreve”, diz.


Fonte: https://www.uai.com.br/app/noticia/artes-e-livros/2018/04/10/noticias-artes-e-livros,225230/bh-tem-noite-literaria-com-debate-e-lancamento-de-livros.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hilda, a mulher de coragem

Hoje, terça feira, 10 de abril: LETRA EM CENA A professora Eliane Robert de Moraes analisa a obra de Hilda Hilst. Nesta terça-feira (10)...